Nem tudo é tão ruim quanto a sua imaginação quer que seja

Acho que o medo é um dos sentimentos que mais atiça a imaginação. Por exemplo, quando se tem medo de pedir um aumento para o seu chefe, você imagina mil coisas negativas: “ele não vai me conceder o aumento ou vai pensar em me demitir”. 
E quando você recebe uma surpresa, como ser mãe sem planejamento, já pensa “eu não vou dar conta, não sei cuidar nem de mim”. Ou ainda, é surpreendido por algo ruim, como uma doença grave, já imagina coisas terríveis: em dor insuportável e até mesmo em morte. 
Ou caso você queira tomar uma decisão que mudará a sua vida, como: “Quero me casar, mas será que vou ser feliz tendo uma vida a dois, será que o amor vai permanecer após o casamento?”. Ou: “Quero sair do meu emprego e só estudar para conseguir algo melhor, mas será que eu vou conseguir? E se eu largar tudo e não der certo?”. 
É incrível como os pensamentos negativos dominam as nossas mentes, e se não colocarmos um limite, eles dominarão nossas ações. É claro que não podemos tomar atitudes sem antes considerar as hipóteses ruins que podem acontecer. Mas, devemos equilibrar essas ações defensivas com uma boa pitada de coragem, considerando também as hipóteses positivas que podem ocorrer. 
Se não fizermos isso, não iremos evoluir e nem conquistar os nossos objetivos. É aquela famosa frase “se você não tentar, nunca saberá se irá conseguir”, ou “o não você já tem, se tentar, poderá conseguir o sim”. Além disso, geralmente, a gente sempre imagina algo muito ruim do que realmente vai acontecer. Por exemplo, se você acha que receberá um “não”, acredita que obterá essa resposta em meio a gritos, mas talvez a pessoa apenas diga que não e pronto, e você sairá “vivo” dessa. 
 Então sempre que sua imaginação te bombardear com ideias negativas deixe sua coragem e pensamento positivo falar mais alto e vá em frente. Afinal, tudo que você pensar não será igual ao que realmente irá acontecer, e você só matará essa curiosidade se tentar.
Depois, mesmo se não der certo, e se for até mesmo pior do que imaginou que seria, poderá se sentir triste mas, com certeza, sentirá também um alívio compensador por ter tentado, uma sensação que só saberá se agir.  
Às vezes, precisamos seguir nossas intuições e desejos por mais irracionais que pareçam, porque os resultados podem ser muito melhores do que imaginamos.

Comentários